Conduta dos Vendedores

1. Identificação do Documento

1.1. Código de Ética para Vendedores

Este documento visa estabelecer as diretrizes que regularão a relação de equipe entre a MEB e seus Vendedores e tem por finalidade construir e manter uma parceria vencedora, que agregue valor aos envolvidos, garantindo, assim, um tratamento ético, de respeito e imparcialidade, sempre partilhando a inovação e a busca pela qualidade e grandes resultados.

2. Abrangência

É dever de todos os parceiros/vendedores do MEB cumprir as determinações deste documento.

3. Detalhamentos das Diretrizes

3.1. Aspectos Gerais

Ao tornar-se parte do nosso time, sendo vendedor do MEB, o parceiro assume a responsabilidade pelos impactos que a sua atividade pode gerar não só sobre a marca do MEB, que atualmente tem milhares de fãs e consumidores não apenas no Brasil, China e Argentina, mas também sobre as comunidades onde o MEB está sediado e sobre o relacionamento do MEB com seus investidores. 

Os termos contidos no presente Código de Ética obrigam não apenas os Vendedores, mas também a todos os seus representantes, prepostos e colaboradores. 

3.2. Atendimento à Legislação e Normas 

As relações do MEB com seus Parceiros/Vendedores devem respeitar a legislação vigente no local da prestação do serviço e/ou do fornecimento de bens de consumo e/ou revenda, e devem buscar o desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental. 

O MEB está sujeita às leis de defesa da concorrência e, por tal motivo, se esforça para manter um ambiente de livre competição entre as empresas e de plena proteção do mercado consumidor e de seus clientes e parceiros de negócio, e foca suas ações no combate a eventual mercado que facilite práticas comerciais desleais. 

O MEB não participa e nem admite que seus colaboradores, prepostos, representantes e Vendedores participem de atos que visem ou permitam a concorrência desleal, e expressa o seu total repúdio à fixação e discriminação de preços, bem como quaisquer outras práticas comerciais injustas e desleais que de alguma forma não permitam ou gerem obstáculos à livre concorrência. 

3.3. Combatendo o Suborno e Corrupção 

O Vendedor deverá agir em estrita conformidade com todas as leis aplicáveis, inclusive as leis anti-suborno e anticorrupção de atuação global, e as que se aplicam às operações do MEB nos países onde atua.

Vendedores não devem tolerar, permitir ou se envolver em suborno, corrupção ou práticas não éticas tanto ao lidar com empresas públicas quanto privadas.

O MEB está comprometido com ações anticorrupção conforme as boas práticas nacionais e internacionais (convenções, legislações e regulamentações) que proíbem a oferta, o pagamento em qualquer quantia financeira, a troca de favores ou promessa de benefícios.

3.4. Deveres dos Vendedores

O MEB espera que suas relações sejam baseadas em uma postura ética e transparente, para que o jogo seja limpo e leal. Por isso exige que seus Vendedores:

  • Recusem todo e qualquer serviço de natureza ilegal, imoral ou prejudicial aos interesses de toda e qualquer comunidade atendida pelo MEB;
  • Não se relacionem com fontes de origem duvidosa;
  • Respeitem cada indivíduo, independentemente de fatores diferenciais, tais como raça, nacionalidade, crença, sexo, orientação sexual, associação sindical e/ou porte de necessidade especial;
  • Incentivem ações que promovam a valorização, capacitação e emprego de pessoas;
  • Cumpram prazos, obrigações contratuais e condições comerciais acordados;
  • Não se beneficiem da posição de vendedor ou comprador para obter vantagem pessoal ou para qualquer terceiro;
  • Protejam as informações confidenciais do MEB, sendo vedado ao Vendedor transferir, publicar, utilizar ou divulgar informações além daquelas necessárias ao curso normal do negócio ou sem instrução/autorização expressa do MEB;
  • Respeitem de maneira íntegra, absoluta e pragmática o sigilo, a privacidade e a propriedade intelectual do MEB e de todos os públicos envolvidos;
  • Não utilizem seus nomes e logomarcas, sem prévia e expressa autorização;
  • Não concedam vantagens ou privilégios de nenhuma espécie e/ou modalidade para qualquer pessoa que porventura tenha ligação direta com a empresa ou quaisquer de seus colaboradores, prepostos e/ou representantes;
  • Não estabeleçam relações financeiras ou de qualquer outro tipo ou natureza que possa resultar em conflito de interesses, aparente ou real, que de alguma forma possa afetar seu relacionamento com o MEB;
  • Não exerçam e/ou permitam qualquer forma de exploração de pessoas ou conduta que remeta ao trabalho forçado, escravo e infantil em qualquer atividade que esteja ou não ligada aos negócios com o MEB e mantenham um ambiente de trabalho saudável e sem qualquer forma de discriminação.
  • Cumpram o disposto na legislação referente à proteção do Meio Ambiente e demais órgãos ambientais, adotando todas as medidas e ações destinadas a evitar e corrigir danos ao meio ambiente, bem como adotar todas as medidas de segurança relativas às suas condições.

3.5. Segurança da Informação

A proteção das informações e estratégias de negócio do MEB, seus clientes, parceiros e investidores é fundamental para o MEB. O respeito à política de segurança da informação e estratégia do MEB é obrigatório e os registros, dados, e informações devem ser precisos e íntegros. Todos os acessos à plataforma tecnológica do MEB são passíveis de monitoração e qualquer senha é de uso estritamente pessoal e intransferível. Com o intuito de resguardar suas informações, o MEB comunica de forma transparente seus procedimentos de monitoramento de canais telefônicos, correio eletrônico, Internet e câmeras de segurança.

Ao assinar esse código de ética, os parceiros e vendedores do MEB, afirmam e se comprometem a adotar em seu ambiente computacional as melhores práticas em segurança da informação com uso de softwares e ferramentas de proteção de dados, como também processos que garantam a confidencialidade e integridade desses dados. Por último mas igualmente importante, declara e compromete-se a estar em dia com as obrigações previstas ou contidas na legislação vigente.

3.6. Participação de Eventos Públicos

A divulgação de informações, táticas e estratégias do MEB por Parceiros/Vendedores ou quaisquer de seus colaboradores, prepostos e/ou representantes em palestras, publicações ou aparições públicas de qualquer natureza deverá ser prévia e formalmente autorizada pelo setor de assessoria do MEB, que poderá editar, ou até mesmo limitar, a divulgação de eventual material/informação.

3.7. Canal de Ética

O MEB possui canais para acolher denúncias caso haja suspeita de possíveis violações de leis, regulamentos ou padrão ético no MEB. Em nosso time, o “fair-play” é essencial.

Os Vendedores/Parceiros podem utilizar os seguintes canais para informar situações que violem ou apresentem indícios de violação deste Código:

  • Telefone: (61) 99202-4089
  • E-mail: ouvidoria@vocemeb.com.br
  • Site: https://www.vocemeb.com.br/ouvidoria

3.8.Tratamento das Denúncias 

Para garantir a confidencialidade, a independência, a imparcialidade e a isenção na análise das denúncias recebidas, todos os relatos são direcionados ao Comitê de Ética do MEB. A fim de garantir a legitimidade do processo, o MEB proíbe qualquer ação retaliatória contra qualquer pessoa que demonstre uma preocupação com questões referentes a denúncias, ou que informe qualquer suspeita de violação a este Código de Ética ou a qualquer norma/legislação vigente.